quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Post especial: "Happy Hour" - inclusão nas escolas

A intenção desse blog, desde o começo, foi comentar televisão e qualquer coisa que possa estar relacionada a ela. E como o próprio subtítulo diz, com uma visão beeem particular das coisas. No geral eu tento ser leve e até um pouco engraçado, porque é essa a forma como eu costume lidar com as coisas na vida. Mas por vezes isso não é possível. Meu post sobre “A Liga” já tinha um tom mais sério e o do “Superpop”, ainda que começasse sacaneando o programa, teve um tom de crítica além do normal.


Apesar disso, o intuito não é fazer críticas sociais ou levantar bandeiras, só compartilhar o que eu vejo e o que eu acho sobre isso. E em contraponto ao Superpop já citado, semana passada eu pude assistir ao Happy Hour, programa da Astrid Fontenelle no canal à cabo GNT (e Deus abençoe as esteiras da academia providas de TV, porque todo mundo sabe que minha rua ainda não tá cabeada – ALÔ, NET!!!) e o tema era inclusão social de crianças portadoras de necessidades especiais nas escolas.


Eu não tinha postado até então, porque achei mais útil colocar um link do programa pra quem tivesse interessado em assistir do que repetir um discurso. Mas não achei no You Tube e a Globo.com não disponibilizou nem pra quem é assinante. Mas eles disponibilizaram a matéria que iniciou o debate e vale a pena ver:




Entre mães de crianças especiais e profissionais de educação, os principais recados dados nesse programa são:

1. Inclusão começa dentro de casa.

2. Inclusão não é uma coisa fixa e determinada porque nada na vida é fixo e determinado.

3. No convívio escolar, a ajuda entre as crianças é mútua.


E o recado final é o de sempre: tolerância. E parabéns Astrid por ter conduzido a conversa de um jeito leve e esclarecedor, sem maquiar as dificuldades e pontuando o que de fato é importante na relação das pessoas com o que é diferente.

2 comentários:

.rack. disse...

é muito polemico mesmo essa coisa de inclusão, né?
Só que os próprios pais deveriam ser menos preconceituosos.

Bjus

wair de paula disse...

assuntos delicados devem ser tratados com seriedade + delicadeza - e' o que a Astrid fez. Belo programa.